Sinônimo de dor de cabeça para algumas pessoas e tranquilidade para outras, o dente do siso costuma aparecer para quem está adentrando à vida adulta. O terceiro molar já foi muito utilizado por nossos antepassados para triturar os alimentos e ajudar na mastigação, mas com a mudança na alimentação nos dias de hoje não é mais necessário.
Para você que tem dúvidas sobre o que é o dente do siso e o que ele pode causar em sua saúde bucal, a CLÍNICA ODONTOLÓGICA VALENÇA CAMARGO compartilha informações interessantes sobre o assunto.
O QUE É O DENTE DO SISO?
O dente do siso é o terceiro molar que geralmente nasce por volta dos 17 e 21 anos. São 2 superiores e 2 inferiores que aparecem de maneira aleatória e ficam localizados atrás de todos os outros dentes.
Ele pode erupcionar parcialmente ou permanecer incluso, ocasionando apinhamento e outros problemas para a sua saúde bucal como cáries e pericoronalite. Quando incluso, o dente encontra-se dentro do osso maxilar, não permitindo a sua erupção. Em alguns casos, pode reabsorver as raízes do dente vizinho onde entra em contato intra-ósseo e, em situações raras, originar o aparecimento de cisto no interior do osso.
Devido a evolução humana e pelo dente do siso não ser mais usual atualmente, algumas pessoas podem crescer sem ele.
SINAIS QUE TEM ALGO DE ERRADO COM O SISO
Quando o siso está nascendo, o paciente pode sentir um forte incômodo na região já que o dente pressiona a gengiva para poder sair. Quando a dor permanece após o dente estar aparente, é um dos sinais que há algo errado e você precisa buscar um dentista para avaliar o caso.
Inchaço recorrente e infecção também são alertas que o siso precisa ser extraído para não gerar problemas para a sua boca. Mas nem sempre o inchaço e a infecção são resultados do nascimento do siso e sim por conta da higiene bucal que não está sendo realizada da maneira correta. A posição irregular do siso pode dificultar a limpeza do local.
EXTRAÇÃO
Após uma avaliação, o profissional indicará se no seu caso será necessário extrair os dentes do siso. Normalmente é indicado em casos onde falta espaço na arcada dentária para o nascimento do dente ou quando ele está incluso, causando problemas para os demais dentes, como reposicionamento dos dentes ou reabsorção das raízes dos dentes adjacentes.
Caso seja indicado a retirada, o procedimento é feito com anestesia local. É importante que você siga à risca as orientações do seu dentista que consiste em repouso nas primeiras 24 horas, evitar alimentos duros ou muito quentes, álcool e fumar, além de tomar a medicação prescrita, redobrando os cuidados com a higiene bucal.
NÃO SOFRA COM DOR DE DENTE DO SISO!
O dente do siso pode proporcionar grande desconforto, por isso é tão importante que, ao perceber qualquer sinal de que o terceiro molar está surgindo, procure um dentista para avaliar e ver se é necessário a extração. Aqui na CLÍNICA ODONTOLÓGICA VALENÇA CAMARGO contamos com profissionais experientes para cuidar da sua saúde bucal e do seu sorriso. Agende uma avaliação conosco!