É o ramo da odontologia que se especializa no estudo dos tecidos bucais e no tratamento das afecções dos tecidos imediatamente próximos aos dentes. É a especialidade que trata da gengiva e do osso próximo aos dentes.
O que é doença periodontal?
É uma infecção causada por bactérias que afeta os tecidos que rodeiam os dentes e caracteriza-se pela formação
de um espaço indesejável entre a gengiva e o dente, chamado de bolsa periodontal, a qual favorece o acúmulo de
resíduos alimentares e bactérias.
A doença periodontal é a principal causadora da perda de dentes em adultos. A sua prevenção pode ser feita
unicamente removendo a placa bacteriana através de limpeza bucal doméstica com fio dental e escova, incluindo
limpezas periódicas feitas pelo dentista.
O sinal mais característico é o sangramento, mas devemos estar atentos também para alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço etc.
TIPOS DE DOENÇA PERIODONTAL:
GENGIVITE
É o estágio inicial da doença periodontal , se você já notou sua gengiva ficando vermelha, inchada e sensível,
com tendência a sangrar durante a escovação, provavelmente você está com uma gengivite, ou seja, uma inflamação
da gengiva. Essa condição surge em função do acúmulo de placa bacteriana, uma película que se forma nos dentes
e na gengiva e libera ácidos que irritam a região.
Além dos sintomas mais evidentes, a gengivite também pode causar retração da gengiva – deixando os dentes com uma aparência mais alongada –, mau hálito, gosto ruim na boca e formação de pus (quando também existe uma infecção).
PERIODONTITE
Quando a gengivite não é devidamente tratada, ela pode evoluir para a periodontite. Nessa fase, a inflamação ou a
infecção da gengiva atingem também as fibras e os ossos, o que pode provocar a perda dos dentes.
Isso acontece devido à formação de bolsas na gengiva, que favorecem a destruição dos tecidos e o abscesso dentário. Se a condição não for tratada, os dentes começam a ficar moles, correndo o risco de queda, e a infecção pode atingir outros tecidos, como os ossos envolvidos na arcada dentária.
Uma das complicações mais graves da periodontite não tratada é a endocardite, que acontece quando uma bactéria cai na corrente sanguínea e causa uma infecção nas válvulas do coração. Essa é uma condição bastante séria e que pode ser fatal.
Como é o tratamento?
É feito com a remoção da placa bacteriana aderida através de raspagem e polimento das raízes dos dentes. Quando os instrumentos de raspagem não atingem toda área da raiz comprometida, as cirurgias são indicadas para facilitar o acesso. A doença periodontal pode deixar como sequelas alterações estéticas como deslocamento na posição do dente, retração gengival com consequente aumento no comprimento do dente, que através de procedimentos cirúrgicos e protéticos podem ser minimizados.
A gengiva tem como função fixar nossos dentes aos ossos maxilar e mandibular, oferecendo o suporte que a arcada precisa para que possamos morder, mastigar e até mesmo falar. Dessa forma, os cuidados com essa parte da boca são tão importantes quanto aqueles dedicados aos dentes em si, pois um problema gengival pode acarretar a perda de estruturas dentárias.
Assim como na gengivite, o tratamento da periodontite envolve a profilaxia feita em consultório, a orientação do paciente sobre a higiene bucal e o uso de antibióticos para sanar a infecção. Nos casos mais graves, pode ser necessário fazer uma cirurgia para limpar as bolsas profundas da gengiva e a remoção de dentes muito comprometidos para evitar que a infecção se espalhe.
A doença periodontal consiste no conjunto de problemas que afetam desde a gengiva até os ossos que os sustentam, incluindo a inflamação e a infecção dessas áreas. Em geral, eles são causados por uma falha na higienização bucal, com risco aumentado para pacientes fumantes e diabéticos.
Agora que você já sabe o que é periodontia e quais são os principais tratamentos dedicados a cuidar da saúde e da estética da sua gengiva, você certamente está mais bem preparado para identificar possíveis problemas nessa região e procurar um profissional da área em nossa clínica para esclarecimentos e tratamentos.